Lenovo conclui compra da divisão de servidores da IBM

Lenovo conclui compra da divisão de servidores da IBM

Gadgets da Lenovo em exposição na loja da companhia no distrito de Sha Tin, em Hong Kong

ão Paulo – A Lenovo, fabricante chinesa de computadores pessoais, anunciou nesta segunda-feira, 29, que deve concluir no dia 1º de outubro a compra da divisão global de servidores x86 da International Business Machines (IBM) por US$ 2,1 bilhões, dos quais cerca US$ 1,8 bilhão será pago em dinheiro e US$ 280 milhões em ações da empresa.

Com a aquisição, a companhia tenta expandir seus negócios para clientes corporativos. Globalmente, a Lenovo passa do sexto lugar no mercado de servidores para terceiro lugar.

Em participação de mercado (market share), isso representa um crescimento de menos de 2% para 14%. No Brasil, deve atingir uma participação de mercado de cerca de 14% no setor de servidores.

O diretor executivo de Vendas Corporativas da Lenovo no Brasil, Joarez Bertholdo, prevê que a aquisição vai impulsionar também as vendas de dispositivos da marca para empresas.

A fabricante chinesa espera expandir o market share de seu segmento de computadores e notebooks no País dos 15% atuais para cerca de 30%.

“A Lenovo não conseguia vender mais dispositivos no Brasil porque os clientes pediam os serviços de servidores junto e a empresa não tinha a solução completa. Com a aquisição, com certeza melhoramos muito nossa participação no segmento de computadores e notebooks”, afirma Bertholdo.

“Teremos muito mais poder de negociação e estaremos muito mais próximos dos nossos clientes.”

A compra da divisão de servidores da IBM sugere uma transição do foco da Lenovo do mercado de dispositivos pessoais para o mercado de equipamentos para serviços em nuvem.

O diretor ponderou, no entanto, que o foco principal da empresa continua sendo estar presente e ganhar espaço em todos os setores relacionados com produtos ligados à internet.

“Nossos grandes concorrentes estão mudando. Alguns estão saindo do mercado de PCs e ganhamos espaço nesses mercados”, disse Bertholdo.

“Temos concorrentes que vamos atacar para nos tornarmos os primeiros.” Segundo ele, a empresa está especialmente interessada nos segmentos de mobilidade.

Após a aquisição, a equipe global da IBM responsável pelo segmento de servidores passa a fazer parte da Lenovo e, segundo o vice-presidente sênior da fabricante chinesa, Peter Hortensius, será importante para aprimorar as capacidades da empresa em diversos setores, inclusive os mercados de notebooks, tablets e smartphones.

A aquisição, diz ele, fortalece a posição da Lenovo também nos segmentos voltados ao consumidor final.

As duas empresas firmam também uma parceria na qual a Lenovo vai atuar na comercialização dos equipamentos da IBM para as empresas que montam os produtos finais e vendem ao consumidor, uma modalidade conhecida como Original Equipment Manufacturer (OEM).

Além disso, a chinesa ficará responsável pela revenda de alguns produtos de armazenamento e software da IBM.

ER Soluções
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website