4 sinais que indicam se a sua empresa precisa de um servidor

Se você é proprietário de uma empresa, já sabe que lidar com um grupo de trabalho e soluções de compartilhamento de arquivos é um problema constante. A situação só parece piorar quando você começa a considerar que aqueles problemas continuarão aumentando à medida que sua empresa crescer. Por isso, um servidor é absolutamente necessário para melhorar seu fluxo de trabalho e proteger seus dados.

 

 

Adquirir um servidor geralmente é uma experiência difícil para qualquer empresa. Muitas vezes é um processo caro, demorado e às vezes pode causar interrupções, mas esse investimento inicial em tempo e dinheiro é sempre recompensado, e rapidamente.

Quando é o momento?

 

É o momento de adquirir um servidor quando:

 

  • A empresa que você iniciou há alguns anos cresceu. Existem agora duas vezes mais funcionários, escritórios-satélite adicionais e um monte de dados para gerenciar e manter organizados. Programas de compartilhamento de arquivos significam menos risco de que arquivos e documentos importantes sejam perdidos ou corrompidos, enquanto os recursos de compartilhamento de impressoras propiciam um fluxo de trabalho mais eficiente e centralizado.
  • Seus dados mais preciosos são armazenados em um computador central. Você já pensou sobre o que aconteceria se esse computador falhasse repentinamente? Um servidor pode ser a salvação de sua empresa no caso de um incidente ou uma catástrofe maior com seus computadores. Os dados importantes são protegidos em um local e ao mesmo tempo facilmente acessíveis.
  • A força de trabalho remota da empresa continua crescendo. Talvez o número de funcionários próprios e de terceiros que sua empresa emprega cresceu ou eles e a alta administração querem ter todas as vantagens do escritório em seus desktops domésticos ou dispositivos móveis. O sistema telefônico da empresa pode ser integrado a um servidor para que os funcionários possam verificar o correio de voz remotamente.
  • Está demorando demais para abrir um aplicativo ou um arquivo simples. Novos servidores ou mais deles podem produzir uma diferença notável na velocidade dos servidores, todos os documentos são disponibilizados instantaneamente e se abrem rapidamente.

 

Por que é o momento?

 

Estes são os motivos pelos quais você precisa adquirir um servidor:

  • Quando quiser ativar mais ferramentas e aplicativos eficientes, como o recurso para hospedar um site da Web ou um site FTP, ou para implantar impressoras conectadas ao servidor que substituiriam a necessidade de enviar fax. Em resumo, os servidores trazem mais potência, velocidade e eficiência a um ambiente de trabalho.
  • As empresas que negociam em comércio eletrônico geralmente aspiram atrair clientes maiores e mais deles. Se é esperado que uma empresa dobre as vendas pelo segundo ano consecutivo, novos servidores são uma parte integrante e expansível do seu plano de crescimento.
  • Quanto maior o volume de dados e de informações de clientes que uma empresa deve gerenciar, mais importante se torna ter uma rede segura para fazer isso. Os servidores permitem controle sobre quem tem acesso à rede. Isso é importante para manter as informações dos clientes seguras e protegidas ou para manter determinados departamentos fora do limite, como o de recursos humanos ou de contabilidade.
  • Dimensionabilidade. Não deixe passar a oportunidade de continuar fazendo crescer a sua empresa e a infraestrutura de TI simplesmente porque parece que a sua rede atual de desktops ou servidor único está no limite máximo. Aumentar o número de servidores ou investir em servidores mais potentes permite que uma empresa planeje para o seu futuro criando a capacidade para plataformas adicionais.

 

Torre, rack ou blade?

 

  • Torre:
    Este é o mais básico dos servidores no mercado. Ele custará e ocupará tanto espaço quanto um desktop comum. Pequenas empresas, sem a capacidade para uma sala de dados e com preocupações em relação a espaço, provavelmente estariam mais bem equipadas com este tipo de servidor.
  • Rack:
    Este sistema empilha os servidores em racks. Não é diferente de como um rack de CDs empilha CDs. Esta é uma opção que economiza espaço, mas é mais adequada para empresas que estão procurando maximizar o espaço no datacenter. Esses servidores são melhores para uma pequena empresa que seja bem versada no mundo dos servidores ou uma empresa de porte médio que precisará de mais servidores.
  • Blade:
    O servidor mais compacto dos três; esses servidores são identificados pelo seu formato ultrafino. Trata-se de um formato que visa aumentar ainda mais a densidade dos servidores, permitindo o compartilhamento de componentes em comum, como discos ópticos e fontes de alimentação. Esses servidores são construídos para a montagem em prateleiras, assim como outros modelos de servidores. A diferença, no entanto, é que o blade pode ser introduzido em um espaço menor devido ao seu design diferenciado, sendo uma solução para empresas que dispõem de pouco espaço para armazenar servidores e equipamentos de TI.

Quer falar conosco sobre servidores?

 

Preencha rapidamente os quadros abaixo com seu nome, e-mail e empresa, e nós entraremos em contato o mais rápido possível!

Quer falar sobre outro assunto?

 

Clique aqui e entre em contato conosco!

Guilherme Sircili

Diretor de Arte | ER Soluções